Implante dentário

Instalação de implantes, prótese sobre implantes e carga imediata.

Procedimento

Visão geral

Um implante dentário é uma estrutura feita de titânio que substitui a raiz do dente, permite ao dentista montar dentes substitutos ou pontes para essa área. Um implante não se solta como uma dentadura. Os implantes dentários também beneficiam a saúde bucal em geral, porque eles não têm que ser apoiados em outros dentes, como as pontes.

Se você estiver considerando implantes, deve ter gengivas saudáveis e os ossos adequados para sustentar o implante. Se o seu osso for muito ¨fino¨ e inadequado para suportar um implante, será necessário aumentar a quantidade de osso disponível para suportar o implante ou utilizar implantes especiais chamados de Zigomáticos.

Como funcionam os implantes dentários?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não cairão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais favorável do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes. Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos. O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

  • Implantes Dentários: — são implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese. Em nossa clínica seguindo nossa visão disponibilizamos implantes STRAUMANN que diminuem o tempo de tratamento para menos de 1 mês na maioria dos casos.
  • Implantes Zigomáticos: — são implantes especiais que são utilizados para quando o paciente não apresenta osso suficiente na região superior e não quer ou não está indicado o enxerto ósseo. Suas vantagens são:
    Diminuição no tempo de tratamento para até 3 dias;
    Menos procedimentos cirúrgicos e com isso menos trauma.
  • Prótese Protocolo: — Prótese total fixa sobre implante, substitui todos os dentes de uma arcada são necessários de 4 a 6 implantes em média e pode ser confeccionada em resina ou porcelana. Esta é a melhor solução para quem usa prótese total ou que não seja possível a utilização dos dentes remanescentes. Para outras dúvidas ou perguntas sobre implantes entre em CONTATO.